16.9.12

Bolo de mel, castanha do pará e passas

Inspirada pelas comemorações próximas de amigos e parentes judeus, resolvi testar uma receitinha de bolo de mel, um dos pratos mais tradicionais de Rosh Hashaná.Modifiquei um pouco a versão comumente utilizada, feita com nozes e acrescentei castanha do pará e uvas passas.Também dispus a massa em forminhas individuais para cupcakes e depois desenformei alguns para tirar a foto e mostrar a textura da massa.
Para quem quiser saber um pouquinho mais sobre esta data, segue um breve texto.
Logo abaixo a receitinha.
Shabat Shalom!


"Segundo o calendário judaico, a partir do anoitecer do dia 16 de setembro de 2012 inicia-se o ano 5773. Para os judeus, é tempo de refletir e se arrepender dos pecados. Ao invés de brindar com champanhe e pular sete ondas, eles preferem se focar na introspecção e na reflexão. O Ano Novo é chamado de Rosh Hashaná, dia em que Deus criou o mundo.

O Rosh Hashaná acontece, geralmente em setembro, pois a contagem dos anos no judaísmo é feita pelo calendário lunar. O ano lunar tem 354 dias, portanto faltam 11 para os 365 contados normalmente. Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico. O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia. Ali eles desenvolveram o calendário de 12 meses – que às vezes ganha um mês extra para o ajuste com o calendário tradicional.

Um dos símbolos mais importantes do Rosh Hashaná é o shofar, instrumento feito de chifre de carneiro que é tocado na data e remonta à época em que os judeus eram nômades. Outra característica do shofar é que ele soa como um alarme, que chama à reflexão e à consciência adormecida."

Fonte:http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=19&p_secao=17

 

Bolo de Mel, castanha do pará e passas


Ingredientes

¾ xícara de açúcar mascavo
5 colheres de sopa de manteiga sem sal
2/3 xícara de leite
1 xícara de mel
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
¾ colher de chá de gengibre fresco ou em pó
1 ovo batido
Castanhas do Pará e Uvas Passas a gosto (ou nozes picadas)

Preparo

1. Aqueça o açucar com a manteiga e o mel em fogo lento. Não deixe ferver até o açúcar derreter;
2, Acrescente o leite quente;
3. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos, acrescente as castanhas e uvas passas.
4. Junte o ovo batido e mexe bem com um fouet;
5. Coloque em forminhas para cupcakes e leve ao forno pré aquecido a 180º por exatos 20 minutos.

Rende 24 bolinhos.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário