8.3.10

TPM - Autoconhecimento


TPM.Essas três letrinhas fazem você sentir calafrios e pegar o primeiro calendário para ver quantos dias faltam para o tormento começar? Saiba que você não está sozinha. Estima-se que cerca de 85% das mulheres apresentem desconfortos relacionados à tensão pré-menstrual em alguma fase da vida. A boa notícia é que não precisamos mais apenas esperar, recolhidas, a tempestade passar. Foi-se o tempo em que se acreditava que a TPM tinha simplesmente de ser suportada e ponto final. É possível aliviar muitos de seus sintomas. Em grande parte dos casos, mudanças de hábitos, principalmente alimentares, são suficientes para fazer uma grande diferença “naqueles” dias do mês. Mas antes de tentar adotar qualquer plano de ação contra a TPM, é preciso conhecer bem as alterações que acontecem em seu corpo durante o ciclo menstrual. Portanto, comecemos por entender melhor os mecanismos desse ciclo.

A SINFONIA HORMONAL

O ciclo menstrual é dividido em duas fases. A primeira, que deve ser contada do primeiro dia da menstruação até a ovulação, é regida pelo hormônio estrógeno, que nos deixa mais bem-humoradas, extrovertidas, sedutoras e dispostas. É o período no qual o corpo se prepara para uma possível fecundação e, portanto, ficamos mais predispostas ao sexo. Na segunda fase, quem assume as rédeas é a progesterona, também conhecida como hormônio da gravidez. Mesmo quando não engravidamos (apesar de todo o esforço do estrógeno para nos tornar irresistíveis), ficamos mais introspectivas, caseiras e sensíveis. Às vezes, choramos à toa, sentimos sono e percebemos o corpo inchado. À medida que o dia da menstruação se aproxima, esses sintomas tornam-se mais e mais evidentes. Quando o fluxo vem, o ciclo se reinicia. Essas oscilações são a característica mais marcante da feminilidade. O fato de não termos o mesmo tipo de humor o mês inteiro é o que nos torna mais criativas e flexíveis.

O DESCOMPASSO

Por causa da TPM, muitas mulheres acabam passando maus bocados durante a segunda parte de seu ciclo menstrual. Descrita pela primeira vez em 1931, essa doença não tem órgão-sede, não pode ser detectada em exames e não tem uma causa única conhecida. Alterações nos níveis hormonais, hábitos alimentares, estresse e estilo de vida são alguns dos fatores que podem estar por trás do problema. É por isso que não existe um único remédio capaz de dar fim aos sintomas. Aliás, nem mesmo a TPM é igual em todos os casos: existem quatro tipos descritos. Portanto, o primeiro passo para lidar melhor com a danada é aprender a conhecê-la direitinho.

Os Quatro tipos de TPM
...e como lidar melhor com cada um deles

TIPO A

Principais sintomas: ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.
Alimentos que devem ser evitados: café, refrigerantes à base de cola, laticínios, chocolate e álcool.
Alimentos que podem ajudar: aqueles ricos em vitamina B6. O nutriente é relacionado à produção de serotonina, substância gerada por nosso corpo e responsável pela sensação de bem-estar. Pães à base de farinha integral são uma ótima fonte de vitamina B6.
Exercícios indicados: ioga e alongamento.

TIPO C

Principais sintomas: compulsão por açúcar, fadiga e dor de cabeça.
Alimentos que devem ser evitados: açúcar, chocolate, álcool e frutas muito doces.
Alimentos que podem ajudar: Para cortar aquela vontade louca de comer um docinho, opte por algum carboidrato complexo agregado a uma proteína, como uma fatia de pão integral com peito de peru.
Exercícios indicados: caminhada, natação ou hidroginástica.

TIPO D

Principais sintomas: depressão, confusão, insônia e perda de memória.
Alimentos que devem ser evitados: laticínios e álcool.
Alimentos que podem ajudar: Embora, em geral, a cafeína seja contra-indicada para quem sofre de TPM, ela pode ajudar a levantar o astral de mulheres que ficam muito deprimidas, graças às suas propriedades psicoativas. Uma xícara de café dá uma boa reanimada, mas não vale ficar dependente desse recurso e tomar baldes de expresso ao longo do dia.
Exercícios indicados: atividades aeróbicas em grupo, como dança ou lutas marciais.

TIPO H

Principais sintomas: inchaço, ganho de peso e seios doloridos.
Alimentos que devem ser evitados: sal e laticínios.
Alimentos que podem ajudar: frutas com bastante água, como melancia, melão e tangerina. Tomar água-de-coco também é ótimo.
Exercícios indicados: caminhada, natação ou hidroginástica.

O QUE NÃO PODE FALTAR À MESA

Além das recomendações específicas para cada tipo de TPM, é importante seguir algumas orientações gerais sobre o que colocar no prato para garantir um mês inteiro de bem-estar. Isso porque existem algumas vitaminas e minerais indispensáveis na prevenção e no combate aos sintomas da tensão pré-menstrual. Em alguns casos, o médico até receita suplementos. Converse com o seu e descreva os desconfortos mais comuns. Será a partir desse relato que ele indicará ou não o reforço vitamínico.

Vitamina A: melhora o aspecto da pele.Boas fontes: cenoura, abóbora-amarela, salmão, batata-doce, couve-manteiga, brócolis, alface-romana, pêssego e pimentão vermelho.

Vitamina B6: ajuda a regular as oscilações de humor, a retenção de líquido, a fadiga e a compulsão por açúcar.Boas fontes: salmão, frango, atum, soja, couve-manteiga, lentilhas, farinha de trigo integral.

Vitamina C: alivia os sintomas do estresse emocional e da fadiga.Boas fontes: morango, couve-de-bruxelas, laranja, limão, nabo, acelga, abacaxi, banana, repolho, pimentão verde e vermelho, tomate, espinafre.

Vitamina E: contribui para o controle da depressão, ansiedade, irritabilidade e compulsão alimentar.Boas fontes: óleo de germe de trigo, de girassol, de canola e de milho; maçã, centeio, fubá, aspargo, brócolis.

Cálcio: ótimo para ajudar a reduzir as cólicas, as alterações de humor e a retenção de líquido. Embora os laticínios sejam uma boa fonte desse nutriente, esses alimentos não são indicados no período pré-menstrual de alguns tipos de TPM. Isso porque eles interferem na absorção de magnésio, têm alto teor de sódio e são ricos em gordura saturada, o que dificulta a metabolização dos hormônios femininos pelo fígado.

Magnésio: alivia as cólicas e controla a compulsão por açúcar.Boas fontes: feijão-de-soja, feijão-branco, feijão-roxo, salmão, farinha de trigo integral, tofu, farinha de aveia, avelã, beterraba, abobrinha, cebola.

A Ciência contra a TPM


A medicina apresenta várias alternativas para dar um jeito nos sintomas mais persistentes da TPM. Nenhuma delas, porém, substitui a necessidade de mudanças de hábitos para a melhora do problema a longo prazo. São tratamentos complementares, mas que dão uma força danada. Conheça cada um deles e converse com seu médico para saber qual a melhor opção para você:

- Acupuntura: ajuda a aliviar principalmente os sintomas relacionados às emoções. De acordo com a medicina tradicional chinesa, a ansiedade está ligada com uma disfunção energética no fígado; a depressão, no coração; e a compulsão alimentar, no baço. Dependendo do caso, o acupunturista trabalha os pontos ligados a esses órgãos. Dez sessões semanais normalmente são suficientes. Às vezes, a paciente continua por mais algum tempo fazendo uma sessão somente no período pré-menstrual.

- Homeopatia: o homeopata receita um medicamento de fundo, dependendo do perfil de cada paciente. Esse remédio reequilibra todo o organismo, garantindo uma melhora não só da TPM, mas de qualquer outra disfunção.

- Fitoterapia: o óleo de prímula tem ótimos efeitos sobre o inchaço, a dor nas costas e nos seios. As ervas passiflora e valeriana são famosas por seus efeitos contra a ansiedade.

- Medicina ortomolecular: suplementação diária de selênio e dos ômegas 3, 6 e 9 melhoram bastante os sintomas da TPM. Essa corrente também faz uso do óleo de prímula.

- Alopatia: casos severos de depressão ou de ansiedade podem ser tratados com antidepressivos e ansiolíticos, sempre sob criterioso acompanhamento médico. Quando há retenção de líquidos, o médico muitas vezes receita um diurético. Para amenizar as cólicas, são indicados antiinflamatórios.

Fonte:Panelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário