2.3.10

Pão Australiano


Depois de dias super quentes ( já tava me sentindo dentro de um forno!) veio o friozinho, oba!
E nestes dias nada melhor do que tomar aquele cafezinho ou uma boa xícara de chá acompanhados
por um bolinho ou um pãozinho quente com manteiga derretendo.Humm....

Em minhas andanças por Blogs e atrás de receitas boas( estou mega-sem-tempo na cozinha ultimamente), me deparei com uma receita de um Pão Australiano (tipo Aussie Bread do Outback).

A massa foi preparada na m
áquina de fazer pães, mas como eu não tenho ainda vou fazer a receita de modo tradicional mesmo: no braço!
Deixo os cr
éditos da postagem e da linda foto para a colega de Blogspot (http://cinarasplace.blogspot.com) e fica aqui a dica desta super receita!
Ingredientes

1 1/4 xícara de água morna

Corante alimentício marrom (opcional)
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara de melado
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de glúten
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar
Preparo
Na máquina de pão, misture 60 gotas de corante marrom à água morna, e em seguida acrescente todos os demais ingredientes (menos o fubá), na ordem acima. Ligue no ciclo "Dough" (Massa). Quando o ciclo terminar, remova a massa e separe-a em 6 partes iguais.
Modele 6 pãezinhos de cerca de 12cm de comprimento e 5cm de largura. Polvilhe uma superfície com fubá. Umedeça as mãos, passe-as levemente sobre os pãezinhos e passe-os no fubá. Coloque-os em uma assadeira, cubra com um pano e deixe crescer durante uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180° C. Leve os pãezinhos crescidos ao forno e asse por 35 a 40 minutos, ou até dourar. Tire do forno e deixe-os esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga "de verdade", gelada ou amolecida.
Observações importantes:
1) A massa ainda sai da máquina um tanto molinha, mas com um pouquinho mais de farinha é possível modelar os pãezinhos sem deixar a massa dura demais.
2) Em vez de enrolar 6 pãezinhos, eu dividi a massa em 4 pedaços e assei em fôrmas de alumínio descartáveis (21cm x 9,5cm), untadas com spray de manteiga.
3) Os pães não chegam a dobrar de tamanho durante o crescimento dentro das fôrmas. Mas não se preocupem: dentro do forno eles crescem que é uma beleza!
4) Desta vez eu não usei a farinha de glúten porque a minha estava vencida, e não vi diferença alguma. Os pães ficaram fofinhos como sempre!
5) Se quiser servir este pão com uma manteiga parecida com a servida no Outback, é simples: deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida.)
Dica pra quem nao tem máquina de pão:"É só misturar tudo na mesma ordem, misturando o corante na água por último, para não atrapalhar a ação do fermento. Tem que sovar a massa por 10 minutos, fazer uma bola, cobrir e deixar crescer cerca de uma hora e meia, até dobrar de tamanho. Depois é só dividir a massa, e o resto é igual!"
Fonte e foto:http://cinarasplace.blogspot.com/2007/11/outback-style-bread-o-retorno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário