20.12.09

Ração Humana

Mix de fibras promete enxugar as gordurinhas; será que funciona?
Ração Humana: composto de fibras não faz milagre.

O nome é estranho, mas a ideia não é nova. A ração humana, a nova moda entre quem procura por um milagre para emagrecer, é um composto de fibras que, diz-se, ajuda no emagrecimento substituindo uma das refeições diárias. Há muito tempo, os “shakes” já prometem o mesmo resultado.
Não é de hoje que médicos e farmacêuticas em todo o mundo procuram com afinco remédios que possam acelerar o metabolismo, queimar calorias e auxiliar no emagrecimento. Será que a simples mistura de linhaça, açúcar mascavo, gérmen de trigo, aveia, castanha, guaraná e gergelim seria o tão procurado milagre? Será que ela realmente emagrece?

As respostas para essas perguntas estão diretamente ligadas a quantos quilos se quer perder e com a maneira como se consome a ração. “Caso a pessoa queira emagrecer pouco e rápido, por exemplo, ela vai ser madrinha de um casamento e o vestido está um pouco apertado, eu posso até prescrever a ração humana, mas é uma dieta para ser feita por no máximo quatro ou cinco dias, não mais que isso”, afirma a nutricionista Ana Celi Pimentel, coordenadora da pós-graduação de nutrição esportiva da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

Além desse tempo a dieta pode trazer prejuízos à saúde. “O organismo precisa de um conjunto de elementos para ficar saudável. Em uma dieta em que a ração substitui uma grande refeição, como o almoço ou o jantar, a pessoa está ingerindo muita proteína vegetal. O corpo começa a apresentar deficiência de nutrientes importantes, como as vitaminas”, explica.

Para a nutricionista Bruna Murta, da rede de lojas Mundo Verde, que vende o composto já pronto, a ração é um complemento alimentar. “Se a pessoa substituir o pão do café da tarde por um iogurte com ração, as fibras do composto vão fazer com que ela tenha menos fome à noite e, portanto, com que ela coma menos. Mas não aconselho a substituir o jantar.” E se a ração humana for apenas inserida à alimentação, o efeito será o contrário do esperado. “Incluindo o composto, ela vai ganhar peso, pois está acrescentando calorias à sua dieta”. Duas colheres de sopa de ração humana – o equivalente a 20 gramas – contêm 80 calorias.

Sucesso

Dois motivos podem explicar o grande sucesso da ração humana: a fórmula pode ser feita em casa e o custo de 500g de ração não chega a R$10. Na zona cerealista de São Paulo, por exemplo, onde se vende os ingredientes a granel, os empórios distribuem a receita da ração para os consumidores e até incentivam o consumo com um discurso sobre os benefícios do composto.

Contra-indicação

Entretanto, engana-se quem pensa que uma mistura feita só com produtos naturais não tem contra-indicação: “Não é indicado para diabéticos, por exemplo, porque a fórmula original contém açúcar mascavo. Nem para pessoas muito ansiosas, devido à presença de guaraná em pó”, alerta Bruna. Além disso, como a receita é extremamente rica em fibras é preciso aumentar a ingestão de líquidos ou a pessoa terá prisão de ventre.

A melhor fórmula para emagrecer

Perder peso, segundo as duas nutricionistas, é uma matemática simples. Exercícios físicos mais dieta equilibrada vai resultar em perda de peso. “Emagrecer é uma tomada de atitude. A pessoa não pode ‘estar’ magra, ela tem de ‘ser’ magra”, reforça Ana Celi.

Fonte: dela bem-estar iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário