2.10.09

Futebol é melhor para mulheres que corrida, diz estudo


Esporte coletivo tem maior grau de fidelidade das praticantes
e ajuda a fortalecer ossos e músculos

Futebol feminino mantém as mulheres mais em forma que corrida, e tem uma menor taxa de abandono pelas praticantes, diz um estudo realizado por pesquisadores dinamarqueses.

O trabalho, realizado ao longo de dois anos, investigou os efeitos fisiológicos, sociológicos e psicológicos da prática esportiva em 100 mulheres adultas e ainda em idade fértil.

O trabalho mostrou que, diferentemente do que sugere o senso comum, o fato de a corrida ser uma atividade mais flexível quanto a local e horário torna a fidelidade ao esporte mais difícil que ao futebol, que requer horários e locais específicos.

"O interessante é que as jogadoras de futebol têm uma motivação diferente das corredoras. As corredoras são motivadas pelo desejo de ficar em forma, enquanto que as jogadoras motivam-se pelo jogo e pela interação social", disse a pesquisadora Laila Ottesen.

Quanto aos benefícios para a saúde, o líder do estudo, Peter Krustrup, disse que o futebol associa treino cardiovascular e de força, enquanto que a corrida tende a focalizar apenas na parte cardíaca. Krustrup diz que o treinamento de força é importante para reforçar ossos e músculos para a idade avançada.

O trabalho foi publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.
OS CAMINHOS DO FUTEBOL FEMININO
Mais de oitenta mil mulheres correm atrás de uma bola, gastando suor e talento, procurando notoriedade e o prazer de jogar futebol. Em abril de 1985, o Conselho Regional de Desportos, tornou legal aquilo que já era real. O futebol feminino já vinha sendo jogado há muitos anos. O grande problema sempre foi a discriminação. Para muitos, o futebol será sempre para homens. O lugar da mulher é em casa, cuidando dos afazeres domésticos. Mas, o mundo mudou. As mulheres estão ganhando seu espaço. No futebol também não poderia ser diferente.
O futebol feminino, que nasceu na Inglaterra em 1920, já é uma graciosa realidade. É verdade que nos últimos anos, muitas barreiras surgiram para impedir o crescimento do futebol feminino no Brasil. Mesmo assim, sabemos que nossa seleção brasileira já conseguiu vários campeonatos sul-americanos e sempre teve boa participação nos mundiais, e a recente medalha de prata em Pequim.
Como qualquer marmanjo, as meninas recebem vaias e aplausos, mas também muitos assobios e algumas exclamações de espanto. Elas já aprenderam a se desligar dos teimosos gritos de “sapatão” quando entram em campo para disputar uma partida de futebol. Já mostraram, na prática que, as restrições masculinas não passam de preconceitos. É bom lembrar que o futebol fornece uma grande bagagem de humildade, de acertos e erros, de recomeçar tudo de novo na outra partida. Se isto vale para os homens, vale para as mulheres também.

Fonte: Museu do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário