27.8.09

O essencial de Goiânia



Segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, Goiânia é uma jovem cidade de apenas 75 anos e está entre as sete capitais brasileiras com melhor qualidade de vida.


A 209 quilômetros a sudoeste de Brasília, Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, com pouco mais de 2 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

Fundada em 1933, a cidade, que tornou-se capital de Goiás quatro anos depois, nasceu a partir de um plano urbanístico. Hoje ainda preserva uma vaguinha entre as sete capitais brasileiras que possuem melhor qualidade de vida.

Engana-se quem pensa que Goiânia tem apenas uma trilha sonora. Famosa, assim como toda a região, pelas duplas sertanejas, a capital de Goiás também é reduto de roqueiros. Um dos eventos de maior relevância no gênero é o Goiânia Noise Festival, que todos os anos reúne atrações de todos os cantos do Brasil.

Também orgulhosa do seu verde, Goiânia tem muitas praças, belos jardins e parques. Além disso, tem muitas outras atrações que encantam os turistas.

Principais atrações

Bosque dos Buritis

Ocupando uma área de 125 mil metros quadrados na região central da capital, trata-se do mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Muito procurado para a prática de caminhadas, corridas e outros esportes, o Bosque dos Buritis tem três lagos artificiais abastecidos pelo Córrego Buriti. É lá que fica o Museu de Arte de Goiânia e duas obras famosas na cidade: o Monumento à Paz e uma belíssima fonte que chega a cinquenta metros de altura.

Parque do Botafogo

Localizado na avenida Araguaia, o parque é cortado pelo Córrego Botafogo e pela Marginal Botafogo. Também é usado para a prática de esportes.

Parque Vaca BravaPoint de jovens, o Parque Vaca Branca merece uma visita. Em sua área de 18 mil metros quadrados fica a nascente do córrego Vaca Brava. Outra atração do local é um belo bosque de árvores nativas da região e um lago com peixes ornamentais.

Museu de Arte de Goiânia

Instalado dentro do Bosque dos Buritis desde 1981, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi inaugurado no dia 20 de outubro de 1970. Além das exposições temporárias, o museu tem uma exposição permanente. Seu acervo é formado por mais de 700 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas, desenhos, objetos em geral, entre outros.

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Com 17 mil metros quadrados de área construída, esse amplo centro é dedicado à arte. É a primeira obra do famoso arquiteto na cidade.

Centro histórico

Os primeiros prédios de Goiânia foram inspirados na Art Déco. Isso rendeu, apesar de a cidade ser jovem, um belo acervo arquitetônico. Construídos nas décadas, os prédios que foram o centro histórico da capital goiana foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2003. Desse centro fazem parte 22 prédios e monumentos públicos, o centro original de Goiânia e o núcleo pioneiro de Campinas (bairro mais antigo, que originou a cidade).

Fonte: iG Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário