17.7.09

Saiba tudo sobre Tofu

O Tofu é um produto natural para a cozinha, muito apreciado devido à sua versatilidade.

É originário da China e provém de uma descoberta feita no palácio do imperador por volta do século quinto.
Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.

Trata-se de um queijo, ou também requeijão, que é feito a partir do feijão de soja. Devido à sua proteína, quer seja cozido, guisado, frito ou assado, pode substituir a carne.O tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção dos nutrientes.

É um alimento útil na dieta de bebês, idosos, em casos de convalescença e quando se registram determinadas alergias alimentares.Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos insaturados ajuda a reduzir os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.

O tofu é feito de um leite produzido dos feijões de soja moídos. Os grãos de soja são primeiro descascados para lhes retirar o característico sabor amargo e em seguida são esmagados em água quente.

A escolha da temperatura da água é muito importante para respeitar as vitaminas e outros nutrientes. Depois de aquecidas, as partes duras (Okara) são separadas do leite, e então a proteína é feita coagular através da adição de nigari ou cloreto de magnésio (derivados do sal marinho).

Esta proteína prensada é o tofu. É um produto com uma utilização múltipla. Pode ser cortado em fatias, em cubos ou em puré, picante, doce, assado ou cozinhado. O tofu é por natureza de sabor neutro. Precisa de preparação e tempero – tal como a carne.Pode ser consumido no estado natural ou associado a outros alimentos.
Associado a um cereal completa o seu valor nutricional.Associado a uma salada com vários legumes e vegetais é agradável pela sua frescura e sabor requintado. Há que ter em atenção que o tofu apresenta um período de validade curto (aproximadamente 1-2 semanas), ainda que existam variedades de tofu ultrapasteurizadas ou desidratadas cuja validade é mais extensa (vários meses).

A congelação do tofu altera drasticamente o seu aspecto e textura, embora possa ser congelado. Nesse caso deve ser espremido após descongelação para libertar o excesso de água.

O tofu é um alimento de alto valor proteico com oito aminoácidos essenciais: contém cerca de 12% de proteína. A carne tem entre 16 a 20 %. O tofu também é rico em minerais, principalmente cálcio e fósforo.

100g de tofu contêm aproximadamente:

Proteína – 10g
Hidratos de carbono - 1,4 g
Cálcio – 120 mg
Sódio – 7 mg
Fósforo – 103 mg
Magnésio - 99 mg
Ferro – 3,5 mg
Potássio - 115mg
Vitamina B1 – 0,05 mg
Vitamina B2 – 0,03 mg
Niacina – 1,6 mg
Sódio - 6 mg


Fonte: http://www.centrovegetariano.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário