17.7.09

Ecoturismo no Espírito Santo




Belezas naturais do Espírito Santo são atrações de roteiro ideal
para amantes do ecoturismo


Muitas paisagens belíssimas fazem do Espírito Santo um roteiro inesquecível para os amantes do ecoturismo. Do norte ao sul do Estado, assim como do leste ao oeste, as opções variam de mar à montanha, das águas turvas dos manguezais às águas cristalinas das lagoas, de serras antigas cobertas por matas inexploradas a pontões rochosos.

No sul do Espírito Santo fica o Parque Nacional do Caparaó, um dos grandes patrimônios naturais do Brasil. Lá fica o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país, com 2890 metros de altitude. A portaria oficial do parque está situada no município de Dores do Rio Preto, que, além do trekking para o Pico da Bandeira, oferece a trilha da Pedra da Menina.

Na região das Montanhas Capixabas estão localizados os Parques Estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins, e o de Forno Grande, em Castelo, que são passeios obrigatórios para quem curte uma boa caminhada ecológica, contemplando a beleza dos locais.

A região das Três Santas, assim popularmente conhecida em função da junção dos municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, além de apresentar um caldeirão de tradições culturais preservadas, abriga uma enorme diversidade ecológica mantida pelas reservas florestais, com indescritíveis vales, cachoeiras, rochedos, raras orquídeas e colibris, e o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que possui acervo científico de plantas e animais.

No norte do Espírito Santo, por sua vez, fica Linhares, cidade que reúne o maior complexo lagunar do Brasil. São 64 lagoas, entre elas a Juparanã, maior lagoa em volume de água do Brasil. As lagoas compreendem dezenas de praias de areias finas e brancas e águas cristalinas e serenas, propícias à prática de esportes náuticos.

Ainda em Linhares fica a mais estruturada base capixaba do Projeto Tamar, que incentiva a consciência à educação ecológica, em especial, sobre as centenárias tartarugas marinhas.
Itaúnas (Conceição da Barra) abriga o Parque Estadual de Itaúnas, com uma área de 3600 hectares. Também em Conceição da Barra fica a belíssima praia do Riacho Doce, uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.

Mergulho

Famosas pela pureza das águas e diversidade de espécies, as praias de Guarapari (foto acima a esquerda) são indicadas para o mergulho esportivo. Além da vida marinha, vale observar os pontos de naufrágios.
Entre as ilhas Rasas e Escalvada estão os restos do navio Victory 8-B, afundado de forma controlada para servir de recife artificial.

Outro navio naufragado ali é o Bellucia, que em 1903 chocou-se contra a ilha Escalvada e partiu-se em dois. O navio de aço foi construído na Inglaterra em 1888. Era movido a vapor, tinha 102 metros de comprimento e 2.730 toneladas. Navegava com um carregamento de café a 14 quilômetros do porto de Guarapari quando, por um problema nas máquinas, perdeu força e ficou à deriva.

O arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari, é procurado também para a prática de mergulho noturno, por causa das suas águas calmas.

Esportes radicais

Para aqueles que gostam de uma adrenalina, o Espírito Santo também pode ser o cenário perfeito. Rafting, bóia-cross, canoying, floating, rapel, montanhismo, off road e outros esportes radicais são praticados na região graças à formação física e geológica do Estado, o que favorece o turismo de aventura.

Afonso Cláudio, um dos principais pontos turísticos da região serrana, possui riquezas naturais fantásticas: cachoeiras, montanhas, rios e temperatura amena. Praticar voo livre de parapente em uma rampa natural com vista para o litoral é uma das atrações na cidade.

Para a prática de trekking, escaladas e mountain bike, o destino é o Parque Municipal do Itabira, em Cachoeiro de Itapemirim. Domingos Martins, Vila Velha e Pancas apresentam lugares especiais para esportes como rapel, alpinismo, rafting e canoagem.

A pesca oceânica e os esportes náuticos também são destaques no Espírito Santo. Pescadores do mundo inteiro são atraídos pela quantidade e tamanho dos peixes do litoral do Estado. Considerada a capital mundial do marlin, Vitória tem dois recordes internacionais pela captura de marlim azul e branco: o recorde mundial de marlim azul é um peixe de 636 quilos, que foi capturado em fevereiro de 92, em Vitória. O recorde do marlim branco é um peixe de 82,5 quilos, capturado em dezembro de 79, também em Vitória.
Agora é só arrumar as malas e aproveitar as férias. Boa viagem.

Fonte: iG Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário