21.7.09

Dicas importantes de Saúde

Tomar suco de laranja todos os dias pode proteger o coração, diz estudo

Um estudo apresentado esta semana na conferência anual da Associação Americana do Coração indica que tomar suco de laranja pode ser uma boa forma de prevenir problemas cardiovasculares. Segundo os autores, um antioxidante chamado hesperidina melhora a função vascular, ajudando a reduzir os riscos de doença cardíaca.

No estudo, 24 homens saudáveis que tinham risco de doença cardiovascular beberam, em meses diferentes, 500 ml de suco de laranja por dia (que tem, naturalmente, 292 mg de hesperidina), uma bebida com as mesmas calorias do suco, e uma bebida fortificada com 292 mg de hesperidina.

E os pesquisadores notaram que, nos meses em que os voluntários tomaram a dose diária do suco ou da bebida fortificada, eles apresentaram melhor função endotelial (do revestimento interno dos vasos) e menor pressão sanguínea.

Além disso, o consumo do suco e da outra bebida com o antioxidante foi associado a um melhor perfil de expressão de genes, que também ajuda a reduzir os riscos cardiovasculares. Porém estudos com mais voluntários e de longo prazo são necessários para confirmar se o suco pode proteger contra problemas cardiovasculares.

Estudo associa o consumo de peixes a um menor risco de demência


Comer peixes regularmente pode ser uma boa forma de reduzir os riscos de desenvolver demência na velhice, segundo estudo do King's College London, na Inglaterra. Os autores acreditam que o grande responsável por essa relação é o ômega 3, tipo de gordura presente em alguns peixes, como o salmão.

Os pesquisadores avaliaram quase 15 mil pessoas com mais de 65 anos no Peru, México, China, Índia, Cuba, República Dominicana e Venezuela. E, em todos os países, com exceção da Índia, os pesquisadores observaram uma relação inversa entre o consumo de peixes e a prevalência de demência.

“Nossos resultados estendem as descobertas sobre as associações do consumo de peixe com o risco de demência para populações de países de baixa e média renda, e são consistentes com os dados mecanicistas sobre as ações protetoras dos ácidos graxos ômega 3 de cadeias longas, comumente encontrado em peixes”, explica o pesquisador Emiliano Albanese.

Fonte: UOL Boa saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário