15.5.09

Vigorexia: você malha demais?


Cuidado!
Entenda quando a doença se disfarça de saúde

Malhar demais pode ser um problema tão grave quanto malhar de menos. Às vezes, até pior porque a pessoa que malha demais quase nunca percebe que tem um problema. Problema, aliás, que tem nome: vigorexia.

A vigorexia é uma questão relativamente recente, também é conhecida como anorexia reversa (anorexia também é um transtorno dismórfico, mas ao contrário). Quem sofre deste transtorno se acha magro e fraco demais, mesmo que seja musculoso, forte. E vai atrás de um corpo totalmente idealizado, e na maioria das vezes, irreal.

Este problema atinge mais homens, mas cada vez mais mulheres o desenvolvem. Você se lembra da "Feiticeira", personagem encarnado por Joana Prado? Era aquela loira linda, que participava do programa do Luciano Huck, e que foi ficando cada vez maior e mais forte? Ela mesma chegou a admitir sofrer de vigorexia: não importava quanto malhasse, continuava se achando fraca.

Sim, tudo isto é muito mais sério do que se imagina, e a pessoa que apresenta este quadro pode precisar de cuidados psiquiátricos. Tcheli Rinaldi, formada em Educação Física e com especializações em Terapia Corporal, diz que é difícil diagnosticar o problema porque ele pode ser mascarado pela questão da saúde.

"É comum que as pessoas associem boa saúde a atividade física, o que é meia verdade, porque as atividades devem ser adequadas às condições físicas e à idade da pessoa em questão e seu biótipo, entre outros fatores, e não ser uma busca incessante e exagerada", afirma Tcheli. Existem, porém, sinais de que você está pegando pesado demais na malhação. Tcheli ensina a reconhecê-los:

Você gasta mais de 2 horas por dia malhando?

Duas horas é o tempo máximo de atividade física diária, que deve ser dividida em parte aeróbica, musculação e alongamento

Você sente fadiga extrema?

Você apresenta lesões recorrentes, nos ossos, ligamentos ou tendões?

Você tem obsessão por boa forma?

Você encara a atividade física como purgação (por exemplo: come demais e corre para queimar as calorias depois)?

Se você respondeu "sim" a duas ou mais questões acima, é bom rever suas atividades físicas. Na esfera psicológica, a vigorexia acaba levando a outros problemas, como dificuldades na vida social, afastamento de amigos e depressão.

Moral da história: querer mudar o corpo um pouquinho, melhorar um detalhezinho aqui e outro ali, é normal e completamente saudável. O problema é quando a expectativa é irreal, acabando por prejudicar seu corpo e sua mente. Aí é hora de parar e repensar seu estilo de vida, e, se necessário, procurar ajuda profissional, como um bom psicólogo ou psiquiatra, sem medo ou vergonha.
Fonte: IG Beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário