27.5.09

Exercícios para acabar com a barriga indesejada

Conheça as melhores opções de atividades físicas para perder os quilinhos a mais adquiridos ao longo dos anos
Tem mulher que adora dizer: “nós temos celulite, mas eles têm barriga”. Para não ter mais que escutar essa piadinha sem graça, além de se alimentar melhor, o segredo é malhar. E há exercícios que são mais indicados para quem quer se livrar da gordura abdominal.

O professor de Educação Física Éder Rosendo, coordenador da academia Lembu-kan Sports, em São Paulo, resume dizendo que “todas as atividades que envolvem esforço muscular e aumento da frequência cardíaca são ótimas para a diminuição da gordura corporal”. E, claro, isso inclui a barriga.

Comece aos poucos

Mas se você é sedentário, atenção: “Para quem está muito acima do peso ou tem uma barriguinha grande demais, atividades de maior impacto, como futebol e basquete, devem ser evitadas. Nesse caso, aumenta a importância de exercícios de musculação ou sobrecarga para fortalecimento muscular e, consequentemente, diminuição na sobrecarga nas articulações, prevenindo lesões”.

Isso não significa que jogar bola seja ruim. “O exercício de lazer pode ser um futebol com os amigos ou um passeio de bicicleta. Mas é perigoso ser um ‘atleta de fim de semana’, pois, geralmente, são pessoas que não têm acompanhamento médico algum, não praticam nenhuma outra atividade durante a semana e acham que estão em ótimas condições físicas pois já fazem isso há algum tempo”, alerta Éder.

O professor diz, ainda, que é importante que a frequencia seja de, no mínimo, 3 vezes por semana, para que algum resultado apareça. “É impossível ter uma barriga de tanquinho com uma alimentação desbalanceada e, principalmente, com o consumo regular de álcool, ainda mais a gostosa cervejinha”, lembra ele.

Abdominais tiram a barriga?

“Definitivamente, não”, diz o professor de Educação Física, Airton Bolfe, da Fórmula Academia de São Paulo. “Os abdominais tonificam todos os conjuntos de músculos que formam a região anterior do tronco e são fundamentais para ter uma boa postura. Eles evitam lesões na coluna vertebral, pois auxiliam para que seu tronco se mantenha na posição correta.”

Porém, antes dos músculos, vem a camada da tal gordurinha. “Essa gordura você vai perder com exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta, corrida, ginástica aeróbica, atividades desportivas...”, reforça. De qualquer forma, os abdominais são recomendados.

“Depois da perda de gordura com as atividades aeróbias, vai ficar mais fácil definir os músculos dessa região, pois eles já estarão prontos, com mais resistência e força para uma série mais avançada com o objetivo de definição.”

O que você precisa saber sobre abdominais

Airton lista alguns detalhes importantes para quem quer começar a fazer esse exercício

O importante não é a quantidade de repetições, mas a forma correta de execução: é melhor fazer 100 repetições corretas a 1000 mal feitas.

Os abdominais são os exercícios que mais são feitos incorretamente. Cuidado!

Você pode fazer todo dia, vai depender da intensidade e do tempo de repouso que o músculo necessite. Para isso, o programa deve ser dividido em dois treinos diferentes.-

Se preferir, pode fazer um treino bem forte, com um dia de repouso ou até mais, se for muito intenso.

Se estiver com dor ou apresentar alguma patologia limitante, o exercício abdominal deve ser acompanhado por um professor, que passará exercícios específicos. E, sempre que doer, pare e converse com um profissional.

Para facilitar os tão temidos abdominais, existe uma diversidade grande deles: no solo, na bola, com aparelhos mecânicos e com polias, pranchas, barras fixas e outros... O melhor é aquele que você executar de forma correta.

Não abandone esse exercício se o resultado demorar a aparecer. Persista, pois logo seu abdome estará mais bonito, definido ou, no mínimo, sua postura estará melhor.

Procure seu professor e veja qual é a melhor série para você.

Fonte: IG Estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário