28.5.09

Batata-doce, ótima pedida para a saúde


A batata doce é pouco consumida nas refeições da maioria dos brasileiros. Mas incluí-la na dieta no lugar do carboidrato, uma vez por semana, é uma ótima pedida para a saúde.


A batata-doce é rica em carboidratos, fornecendo em cada cem gramas, 116 calorias. Contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.


Seu pigmento carotenóide protege a pele e a visão, evita o desenvolvimento da artrite e reumatóide e evita infecções. Rica ainda em vitaminas C e E, a batata-doce aumenta o potencial antioxidante.


Também possui vitaminas do Complexo B (B1 e B5) que evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele.

Para ter certeza da boa qualidade da batata doce na hora de comprar, verifique se a superfície está limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. E para conservá-la por até 15 a 20 dias em boas condições, deixe-a em lugar seco e arejado, longe da luz e de insetos.


Na hora de prepará-la, cozinhe em água fervente em panela tampada e com casca. Assim você estará evitando que seus nutrientes se percam no cozimento. Mas lembre que também as folhas da batata doce possuem alto valor nutritivo. Elas podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, com excelentes resultados.

Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Fontes: Vida Natural e Equilíbrio e Vitaminas e cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário