22.3.09

Alimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio- Parte 2


Promessa é dívida.Aqui estão mais alguns alimentos importantíssimos que não podem faltar à mesa.

Cenoura

Benefícios: por causa do betacaroteno, a cenoura une diversos benefícios à saúde: atua como antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.

O betacaroteno também é favorável para o bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A no organismo, ele age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina (pigmento presente na pele responsável por protegê-la dos raios solares e conferir o bronzeado). Além dessas vantagens, por conter boas doses de fibras, a cenoura ajuda no regulamento do intestino, sendo grande aliada das mulheres que sofrem com a prisão de ventre.

Recomendação diária: incluir no cardápio diário 700 mg de betacaroteno, encontrado na cenoura, no leite, no espinafre e no ovo, é suficiente para sentir os benefícios.

Opções de substituição: abóbora, mamão, manga.


Laranja

Benefícios: a fruta é grande fornecedora da famosa vitamina C. Entre as tarefas realizadas pela vitamina, estão o auxílio na cicatrização de feridas, na resistência a infecções, na formação e manutenção do colágeno.

Podemos dizer que a vitamina C é multifuncional para a saúde feminina por causa da ação antioxidante, da ajuda na absorção do ferro presente em vegetais (quando ingerida ao mesmo tempo) e da atuação como co-fator de diversas enzimas participantes de reações metabólicas.

Recomendação diária: 60 mg são suficientes para desfrutar dos benefícios da vitamina C. A vitamina C, no entanto, é extremamente instável. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu com o oxigênio do ar, a luz até mesmo a água, e desapareceu .É aconselhável consumir a fruta ou o suco fresco na hora.

Opções de substituição: morango, kiwi, couve, brócolis, limão, goiaba, abacaxi, acerola.

Aveia

Benefícios: Cálcio, ferro, proteínas, carboidratos, fibras e um time grande de vitaminas somam qualidades nutricionais exemplares para a aveia. Os benefícios que ganham a cena, porém, vêm das fibras solúveis presentes em sua composição.

Este tipo de fibra está relacionado ao bom funcionamento intestinal e à diminuição das taxas de colesterol total e das frações de LDL, conhecido como colesterol ruim. O consumo de aveia também está associado ao controle de açúcar no sangue, controle da pressão arterial e eliminação das toxinas do organismo, ao regular o intestino.

Recomendação diária: o consumo recomendado de fibras totais (entre solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas. Essa recomendação pode ser alcançada com um cardápio que priorize os cereais integrais, como aveia, frutas, legumes e leguminosas.

Opções de substituição: farelo de aveia, flocos de aveia, farinha de aveia, soja cozida, feijão branco cozido, brócolis, manga e trigo para quibe.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário