17.2.09

Como os dermatologistas cuidam da pele?

Essa pergunta eu também já andei fazendo.
Li essa matéria e achei bem interessante pra postar aqui no Blog.


No mundo da beleza e estética há uma grande diversidade de tratamentos e produtos para ajudar homens e mulheres a conquistarem um rosto e um corpo mais bonito e saudável, eliminado as indesejáveis rugas, manchas, flacidez, estrias, acne, celulite, entre outros problemas.

Você, no entanto, já parou para pensar quais os tratamentos que o seu dermatologista faria nele mesmo?

A medicina estética evoluiu muito nos últimos anos, oferecendo muitas alternativas de tratamentos, equipamentos e produtos para os pacientes. Todos os anos, muitas novidades são apresentadas por meio dos congressos e feiras dermatológicas.

Cada novo aparelho vem com aperfeiçoamentos que permitem a realização de procedimentos com resultados cada vez mais impressionantes, e em menor tempo. Por isso, eu avalio muito bem qual o desejo do paciente com o objetivo de escolher o melhor tratamento para cada caso. Com a aproximação do verão, as clínicas dermatológicas e de estéticas aumentam consideravelmente o número de consultas e procedimentos realizados.

Na realidade, a procura por tratamentos estéticos começa a crescer já a partir de setembro. Com tantas opções de procedimentos estéticos, não tem como o paciente não encontrar o que procura. Se fosse possível, eu faria vários tratamentos em mim mesma, pois, de fato, todos proporcionam bons resultados.

Entre os processos mais comuns, estão:

Toxina botulínica: Procedimento não cirúrgico que, em poucos dias, trata as rugas da testa, entre as sobrancelhas e pés de galinha (rugas dinâmicas). A aplicação é rápida, feita com agulha extremamente fina. O efeito começa a ser visto em 48h e o resultado final em 7 a 14 dias. Dura cerca de 4 a 6 meses.
Pode ser usada também para elevação da ponta do nariz, rugas em volta da boca e pescoço e ainda para tratamento de hiperidrose (suor excessivo) nas axilas.

Ácido Hialurônico Restylane: É um potente ácido que é colocado sob as rugas, sulcos ou cicatrizes com a finalidade de suavizá-las e até eliminá-las como, por exemplo, sulcos nasogenianos (entre o nariz e a boca), contorno dos lábios e as cicatrizes de acne. Com esta técnica é possível ter um rejuvenescimento incrível.

Luz pulsada Beamax: Com este tratamento, além do rejuvenescimento da pele, é possível obter clareamento e ainda a retirada de vasos finos (telangectasias) e olheiras. O tratamento com a luz pulsada é não ablativo (não fere a pele), age na derme, estimulando a formação de fibras colágenas, dando mais turgor, isto é, melhora a flacidez e rugas finas. Trata- se de uma alternativa aos lasers ablativos como o laser de C02, onde o paciente tem que se ausentar de suas atividades de 10 a 15 dias.

Peeling de cristal: Promove a descamação de camadas superficiais da pele, estimulando a produção de colágeno, eliminando manchas. O resultado é uma pele mais viçosa, brilhante, sem manchas e com poros mais fechados. Existem vários tipos de peelings, como à base de ácido retinóico, peeling de Jessner, de ácido salicílico etc. Alguns mais indicados para manchas, outros para acne, outros ainda para rejuvenescimento.

Titan: Aparelho indicado para tratar a flacidez dos braços, pescoço, abdômen, entre outros.

Depilação definitiva - A laser.

Limpeza de pele: Com método de sucção.

Sculptra (ácido polilático): É um estimulador do colágeno, além de eliminar a flacidez.

Devido à menor incidência dos raios solares, a temporada fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, pois, com o clima mais frio, as pessoas diminuem a exposição ao sol permitindo melhores resultados e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados. Quero ressaltar, entretanto, que para cada pessoa deve ser feito um planejamento e a indicação adequada do tratamento que vai atender às necessidades de cada um.

Dra. Mônica F. Carvalho Nakatsubo é médica com especialização em dermatologia, dermatologia infantil e Dermatoscopia (estudo detalhado das "pintas (nevos) do corpo.

Para saber mais, acesse: www.clinicamonicacarvalho.com.br

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário