27.1.09

O charme do chá

Eles acalmam, desintoxicam, emagrecem e são ótimos aliados durante a dieta. Conheça os diversos tipos de chás que você deve incluir no seu dia-a-dia para ter uma vida mais saudável.

Chá, infusão, decocção: como fazer?

Uma curiosidade: apesar de mundialmente conhecido por este nome, só responde por chá a bebida preparada a partir da Camellia sinensis - o popular chá verde. As demais se chamam infusão e decocção. (Bem menos charmoso, convenhamos. Sinceramente,você aceitaria de bom grado um convite para uma decocção?)

Infusão é quando se despeja a água fervente sobre as plantas. O recipiente deve ser tampado de 10 a 15 minutos. Ideal para flores e folhas. Então, o que a gente chama de chá (e compra em saquinho no supermercado) é, na verdade, uma infusão. Para a decocção, a planta fica em fogo brando de 3 a 30 minutos. Após desligar o fogo e deixar descansar um pouco, é só coar e beber em seguida. É apropriado para cascas, raízes e sementes.

Chá das 5h? Não. A toda hora!

De manhã: para começar o dia, escolha um energético: Chá mate, chá preto, chá verde, infusão de cascas de laranja e canela.

Depois do almoço: opte pelos digestivos: gengibre, jasmim, hortelã, maçã.

De tarde: é sempre uma boa pedida um energético pra espantar aquela preguicinha que bate depois do almoço: chá preto ou chá verde.

De noite: a ordem é desacelerar. A pedida é um digestivo que também tenha propriedades calmantes: camomila, erva-cidreira, erva-doce.

Existe chá para emagrecer? Existe! O chá de bugre é depurativo, o de hibisco é inibidor do apetite, já o ban-chá é o perfeito aliado à sua dieta, pois inibe o apetite e tem propriedades digestivas e laxativas.
Emagrecedores laxativos: chá de sene, cáscara sagrada, fucus, palma cristi (laxativo e lipolítico) Emagrecedores diuréticos: dente de leão, alfavaca, cabelo de milho (tônico, também indicado para cólicas renais), cavalinha (que também estimula a produção de colágeno na pele) .

As estrelas do momento: chá branco, chá verde e chá vermelho. Todos são extraídos da Camellia sinensis. Os antioxidantes encontrados nessa planta têm ação anti-inflamatória e antigripal. Também atuam no sistema imunológico e na regeneração da pele.

Chá branco: é mais poderoso que o chá verde, por ser menos processado. Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda na queima da gordura corporal. Ajuda na diminuição das taxas de LDL - o colesterol ruim que entope as artérias.É rico em vitaminas C, B1 e B2. Contém potássio, manganês e acido fólico e também tem substâncias antioxidantes.

Chá verde: conserva intacta todas as suas propriedades antioxidantes justamente por ser, dos três, a variedade menos oxidada.Ajuda no emagrecimento, principalmente da gordura abdominal . É também um forte aliado na prevenção do câncer, devido a uma enzima que evita a formação de tumores. Além disso, tem conteúdo em flúor, o que ajuda a prevenir cáries.

Chá vermelho: é o devorador de gorduras! Acelera o metabolismo do fígado, é depurativo, desintoxicante, antidepressivo e digestivo, entre outras propriedades.Cuidado para não confundir essa variedade (também conhecida como Pu-erh) com o chá vermelho originário da África do Sul, que é extraído de uma leguminosa.

O chá vermelho, na verdade, é uma variedade do chá verde que adquire determinadas propriedades após a fermentação, um processo de maturação que leva cerca de 60 anos.No entanto, apesar de apresentar tantos benefícios, o chá vermelho tem algumas contra- indicações: gestantes, pessoas com arritmia cardíaca e que tenham gastrite não devem bebê-lo.


Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário