27.1.09

Maceió

Vamos dar uma relaxada do fogão? Falemos de viagem, que depois de um bom prato é a melhor coisa! Muitos estão ainda de férias ou irão sair. E esse destino é certo.

Conheça Maceió, uma das mais belas capitais do Brasil. Eu conheço, posso indicar. Estive lá.

Diferente da maioria das grandes cidades litorâneas, Maceió possui praias urbanas tão belas quanto as mais distantes do centro. A capital de Alagoas é dona de uma orla formada por cerca de 40 quilômetros de faixa de areia e contemplada com o mar de cor azul-turquesa.

Além de paisagens paradisíacas, o turista tem a sua disposição toda a infraestrutura de uma metrópole, a exemplo de hotéis de bandeiras internacionais, bons restaurantes e opções de lazer fora do mar.
Uma das atrações mais características de Maceió está localizada na Praia de Pajuçara, essa praia é bem no centro. É o passeio de jangada, que leva o turista até as piscinas naturais formada durante a maré baixa a 2 km da costa. (É necessário tomar cuidado com os arrecifes ao andar descalço nas piscinas naturais). É algo diferente velejar de jangada. Nos finais de semana, algumas jangadas são transformadas em bares flutuantes, dessa forma você nem precisa sair da água para petiscar ou matar a sede.

Com suas barracas de bares e restaurante embalados por música ao vivo, a Ponta Verde é o local de encontro dos jovens em Maceió. (Mais velhos também!) A praia é de mar calmo e com a orla repleta de coqueiros. O calçadão também é muito frequentado por quem gosta de correr ou simplesmente caminhar.

Mesmo não tendo ondas tão fortes, a Praia de Jatiúca é procurada por quem pratica surfe ou apenas gosta do esporte.

No extremo sul da cidade, está o Pontal da Barra, local onde as águas da Lagoa Mundaú se encontram com o Oceano Atlântico. Nesse ponto do litoral, devido às correntezas, a água é bastante agitada.

Nas proximidades da lagoa, se concentram os pescadores de Maceió, que podem ser vistos à procura de crustáceos, um dos principais ingredientes da culinária local.

Apesar de ter características de grandes centros, as tradições regionais foram preservadas e um exemplo disso é o trabalho das rendeiras. A arte passada de geração a geração continua presente nas ruas de Maceió. As peças dessas artesãs pode ser encontradas nas diversas feirinhas que existem próximas da orla, principalmente no bairro do Pontal da Barra.

O folclore também é algo marcante na cultura do povo maciocense. Podem ser encontrados em casas de show ou, nas ruas e praças da cidade.

Maceió também é um ótimo destino para quem gosta de roteiros históricos. Vale a pena conhecer o centro da cidade, que abriga o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore e o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas também merecem uma vista. Neste último, é possivel ver documentos históricos, utensílios indígenas, além de um grande acervo da cultura afro-brasileira.

E já que você está no Centro, vá até o Mirante São Gonçalo, localizado na Praça Rosalvo Ribeiro, no bairro do Farol - a parte mais alta de Maceió. De lá, é possível ver o mar, o porto, o bairro de Jaraguá, a Ponte Verde e muitas outras vistas da cidade.

Quem visitar a capital alagoana não pode deixar de conhecer o bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boêmia da cidade. As contruções do século XIX foram restauradas e, hoje, algumas abrigam bares e restaurantes.

Já quem prefere dançar ao som do forró pé serra, é preciso conhecer a orla de Ponta Verde. Em Pajuçara tinha um barzinho por nome de Lampião (não sei se existe ainda) para os amantes de forró lascado.
Saindo do centro, pode-se conhecer diversas praias encantadoras, como a Praia do Francês cheia de coqueiros."Os franceses tiveram a sagacidade de montar um leprosário por ali para afugentar aqueles que poderiam vir encabeçar o local.

Só que os franceses não eram otários e só colocaram os leproso não contagiosos . As ruínas desse antigo leprosário ainda podem ser encontradas por lá.

Tem altos quiosques na areia. A praia possui boa infra-estrutura com vários quiosques na areia , muitas pousadas para abrigar os turistas e bons restaurantes.
Alguns conflitos existiram entre índios e invasores, posteriormente entre Franceses, Holandeses e Portugueses em disputas por bens e territórios.

Praia pertencente ao Município de Marechal Deodoro, berço do Proclamador da república, assim como do Marechal Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil e famoso por suas conquistas bélicas. ( A cidade de Marechal Deodoro é perto e pode ser visitada)

Hoje é uma das praias mais badaladas de Alagoas, na enseada é possível mergulhar, passear de barco, banana-boat e até ultra-leve. Existem diversas palhoças com petiscos, frutos do mar etc.

Na faixa de praia aberta quebram boas ondas para o surf, e é possível ir caminhando até a Barra de São Miguel. Hoje é conhecida como um dos balneários mais belos de Alagoas com piscinas naturais de areias brancas e águas cristalinas cercadas por coqueiros.

Seu clima é sub úmido, sua temperatura é em torno de 24°C e no verão chega as vezes em torno de 39°C. Sua principal atividade econômica é a exploração de seu potencial turístico. Conta com os seus artesanatos, a pesca e outros atrativos como o mar, os arrecifes, a lagoa do Roteiro, o rio São Miguel, o rio Niquim, o encontro do rio com o mar, o por do sol, Mangue, Criatório de Ostra no povoado do mangue “Palatéia”.

Em Barra de São Miguel você pode curtir uma água de côco, navegar pelo Rio São Miguel e conhecer suas ilhas e manguezais, Praticar o Surfe na Praia do Meio e aproveitar para uma boa pesca de arremesso, desfrutar das águas cristalinas e protegidas da Praia Bonita e Porto de Vaca, excelentes para a prática do mergulho. Os visitantes também podem assistir um belo pôr do sol e tomar um café com tapioca, fazer um passeio de barco na Barra.A região oferece praias para todos os gostos, como Atalaia, Concha, Niquim, Porto da Vaca, Praia do Meio, Praia Bonita e Saquarema.
Delas a mais badalada é a praia do Gunga, para visitá-la basta tomar um saveiro ou uma jangada que partem das marinas da cidade. As praias da Barra de São Miguel são favoráveis a prática de esportes náuticos, como caiaque, passeios de jangadas, de escuna, saveiros e até surf.Barra de São Miguel é um dos municípios mais conhecidos de Alagoas. No período de carnaval, a cidade é preferida pelos jovens e, claro, os adultos seguem a orientação dos filhos porque o lugar é ideal para conciliar férias com muita tranqüilidade e prazer.

Barra de São Miguel oferece ao turista uma boa infra-estrutura em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e agências bancárias.Em relação a Gastronomia os visitantes podem deliciar se com a gastronomia local regada de Frutos do mar, Lagostas, Camarãozada (Uma das mais de dez receitas diferentes à base da impressionante abundância de camarões do lugar, sejam de água doce ou salgada), Ostras.

Existem também as tradicionais moquecas de peixe, camarão ou lagosta que tornam a Barra ainda mais inesquecível. Os visitantes podem aproveitar um passeio e comer os camarões a jangadeiro ou a macarronada de maçunim. Estando lá, existem muitas outras praias pra se conhecer. Quer mais? Faça as malas e parta já.
Fonte: Google e SP Norte
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário