3.12.08

Origem da pizza

Você, tem paixão por pizza? Veja a origem dela!

Conta-se que o Rei Ferdinando I (1751-1825), disfarçado de plebeu, visitou um bairro pobre de Napoles às escondidadas. Por que tanto segredo? Segundo uma versão dessa história, ele não via a hora de saborear uma comida que a rainha havia proibido na corte - pizza.

Se Ferdinando estivesse vivo hoje, não teria nenhuma dificuldade de matar sua vontade de pizza.

Atualmente, existem cerca de 30 mil pizzarias na Itália, que produzem por ano o equivalente a 45 pizzas por pessoa!



Origem humilde

Parece que a pizza se originou em Nápolis por volta de 1720. Naquela época, era basicamente comida de pobre, um lanche vendido e consumido nas ruas. Vendedores ambulantes gritavam para anunciar suas iguarias. As pizzas eram mantidas quentes no scudo, um recipiente de cobre que o vendedor carregava na cabeça.

Por fim, o Rei Ferdinando I não escondeu mais da corte sua paixão por pizza. Não demorou muito e essa iguaria das ruas conquistou a elite rica, e a nobreza passou a lotar as pizzarias.

Em 1832, o Rei Ferdinando II, neto de Ferdinando I, chegou a ponto de construir um forno a lenha nos jardins do Palácio Capodimonte, alegrando assim seus convidados aristocratas.





É nutritiva?

Hoje, embora a pizza seja um dos pratos favoritos dos jovens, é preciso ter cuidado. Para ser considerada nutritiva, uma pizza deve ser feita com ingredientes saudáveis, que contenham uma quantidade balanceada de carboidratos, proteínas, gorduras e que sejam ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos. O azeite de oliva é um outro ingrediente saudável. Ele favorece a formação do HDL, descrito como "o bom colesterol, que ajuda a desobstruir as artérias".

Além disso, quando bem assada, a pizza dificilmente causa problemas digestivos. Em parte, isso se dá porque os processo de sova e fermentação fazem com que os carboidratos da farinha absorvam bem a água adicionada a ela. Outra vantagem é a presença de carboidratos complexos, que favorecem a sensação de saciecdade, geralmente fazendo com que o mais apaixonado comedor de pizza não passe do limite.

Da próxima vez que você estiver saboreando uma pizza, lembre-se de que ela teve uma origem humilde e agradeça ao Rei Ferdinando I por não ter escondido essa paixão.


A pizza fica melhor quando assada no forno a lenha. A fumaça dá a ela um aroma sutil, e a fina camada de cinzas no chão do forno proporciona um sabor delicioso.


A maior pizza redonda do mundo foi feita em 1990. Tinha um diâmetro de mais de 37 metros e pesava mais de 12 toneladas!

O antigo costume de jogar a massa par o alto e girá-la não é apenas para dar um show. A força centrífuga criada nivela a massa, formando um disco com a borda levemente mais grossa - um começo perfeito para uma boa pizza!

Fonte: Despertai!
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário