15.12.08

Saiba qual é o recipiente mais apropriado

Sabe quando se faz além da conta e sobrou? Como guardar?

Dicas:

Se restou comida na panela, não deixe por mais de duas horas fora da geladeira.
Alimento à temperatura ambiente é o local ideal para a proliferação de micróbios.
Outas recomendações que diminuem os riscos de contaminação: para embalar, esteja de mãos lavadas e não encha a geladeira. "Isso dificulta a refrigeração", avisa Roberto Luiz Pires Machado, pesquisador da Emprapa Agroindústria de Alimentos. Siga as orientações dele para armazenar a comida.

Plástico

Com tampa, esse recipiente é ideal para alimentos como arroz, feijão e macarrão.
Deve estar bem lavado e ter secado no escorredor. Não use panos de prato, pois bactérias podem durar até 20 dias em tecidos úmidos.


Vidro

Se consumiu meio vidro de molho de tomate, guarde a sobra na geladeira na própria embalagem. O mesmo vale para garrafas de suco. "limpe-as por fora para não contaminar outros alimentos", diz Machado. Se o vidro trincou, troque o conteúdo de lugar.



Panela

Guardá-la na geladeira pode ser feio, mas não é ruim. Garanta que ela está bem fechada e sem sujeiras aderidas, assim não há problemas.


Filme plástico

Embala carnes. "Quando chegar do supermercado, elimine o plástico original, que pode estar contaminado, e troque-o", ensina Machado. O filme é recomendado para fechar pratos e recipientes sem tampa.




fonte: revista MH

Nenhum comentário:

Postar um comentário