11.12.08

Agrotóxicos


Dias atrás falamos sobre agrotóxicos nos alimentos. Veja o que disse em entrevista Frederico Peres- Doutor em saúde coletiva, biólogo e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.

Há medidas caseiras para minimizar os efeitos dos agrotóxicos?
Produtos descascados e cozidos perdem quase que por completo os resíduos de agrotóxicos. Aqueles consumidos sem descascar e in natura, como alface, tomate e morango-três dos alimentos que mais demandam agrotóxicos no plantio-pedem atenção. Para o consumo desses itens, escolher um fornecedor orgânico certificado é a melhor opção. Se não for possível, tenha cuidados para minimizar os efeitos dos resíduos: deixe o alimento de molho por 30 minutos em um litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguar o alimento em água limpa corrente. Segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esse procedimento elimina em até 90% o efeito dos resíduos. Uma dica é fazer esse controle de resíduos entre uma e duas horas antes de servir o alimento.

Há diversos estudos que associam a exposição aos agrotóxicos a doenças. O que já foi comprovado sobre essa relação?
Os agrotóxicos, de acordo com a classe química a que pertencem e com o tipo de exposição, podem causar de dermatites a vários tipos de câncer e distúrbios neurológicos. Ao fazermos uma busca na principal base de dados de publicações científicas na área de saúde (PubMed) obtemos 4.981 estudos sobre o tema. Grande parte deles descreve, a partir de experimentos, como a exposição a agrotóxicos pode levar a doenças crônicas. Alguns se baseiam em dados epidemiológicos para sustentar que grupos populacionais expostos a agrotóxicos são mais vulneráveis a certos tipos de câncer que a população em geral da mesma idade e região. Vários agrotóxicos citados nessas pesquisas são amplamente usados no Brasil, apesar de banidos em muitos países.

As mudanças climáticas interferem na temporada dos hortifrútis e no uso de pesticidas?
Mesmo considerando a possibilidade de interferência das mudanças ambientais, o que preocupa mais é a visão do alimento como commodity agrícola e não como um componente essencial de nossa vida. Governo e sociedade deveriam se unir por um objetivo maior que o lucro: a qualidade de vida do trabalhador rural e da população consumidora, assim como a sustentabilidade do meio ambiente.


fonte: Revista JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário