26.11.08

Veneno disfarçado de salada?

Alface e tomate, a dupla light da dieta, estão entre os alimentos mais expostos aos agrotóxicos. Por meio de medidas caseiras ou dos orgânicos é possível minimizar o problema. "De acordo com os resultados da Anvisa para 2007, o percentual de amostras insatisfatórias entre as alfaces foi de 40%, índice que chega a 44,7% entre os tomates. Nos dois casos isso se deu pelo uso de agrotóxicos não autorizados", explica o biólogo Frederico Perez, doutor em saúde pública e pesquisador da Fiocruz.

O mesmo vale para o morango, outro queridinho das dietas."Nos morangos foram encontrados resíduos de cinco tipos de agrotóxico autorizados, mas eles estavam acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) preconizado pela OMS" detalha.

Tomates e morangos são espécieis sensíveis, muito suscetíveis ao ataque das pragas, o que explica o uso intensivo de pesticídas. "Após aplicar um pesticida é preciso respeitar o prazo de carência para consumir o alimento. Como fazer isso no tomateiro, em que há frutos em diversos estágios, de verdes a maduros? Se o agricultor esperar a carência para colher, grande parte irá se perder", diz o ecólogo José Maria Gusman Ferraz, pesquisador do Embrapa Meio Ambiente, com pós-doutorado em agroecologia.

Foram submetidos à análise do Pro-Teste, além de tomates, também morangos, maçãs e limões. Em mais de um quarto dos hortifrútis havia resíduos de agrotóxicos. "Quase metade dos resíduos detectados vem de pesticidas não autorizados pela lei brasileira", comenta a bióloga Fernanda Ribeiro, pesquisadora de alimentos do Pro-Teste e coordenadora da pesquisa.

O pesquisador da Embrapa argumenta que agrotóxico mal administrado, além de agredirem a saúde, podem atacar a natureza. "Agrotóxicos também contaminam a água." Segundo Ferraz, "Usar vinagre como anti-séptico, por exemplo, mata só fungos, bactérias e vermes superficiais, mas não tem efeito contra resíduos. A saída é procurar o selo de procedência do alimento no mercado ou recorrer a orgâncios. Você gasta mais com eles, mas poderia gastar mais na farmácia" diz.

Fonte: Revista JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário