3.11.08

O versátil TOMATE

Rico em várias vitaminas, o tomate é um alimento muito utilizado na nossa culinária. Além de ser um excelente tempero, ele é um dos produtos mais cultivados no mundo.

O tomate surgiu na América. Muitos historiadores acreditam que os tomates são originários do Peru e Equador, onde eram cultivados e utilizados como alimento pelos incas há séculos. Já os cultivos surgiram no México. Inicialmente, de coloração amarela, era utilizado pelos índios mexicanos com plantas ornamentais devido à beleza de seu fruto.

O nome tomate deriva ou das palavras astecas "ximate", "Zitomate", "Tumati", ou até da palavra mexicana "tomati". Na idade Média era tido, na Europa, como uma planta venenosa! Carl Von Linné, naturalista sueco do século XVIII, estudou o tomate, considerando-o uma planta comestível.

Em 1750, já com a coloração avermelhada devido às variações do clima europeu, o tomate foi para os Estados Unidos, ainda como plantas ornamentais, se tornando alimento no século XIX.

Um pintor italiano trouxe o fruto para Massachusetts e teve muita dificuldade em persuadir as pessoas até mesmo a prová-lo.

Isso é fácil de entender, considerando que os tomates não têm o atributo principal das frutas, a doçura. Trazido para a Espanha pelos conquistadores do continente americano, o tomate difundiu-se posteriormente na Europa, encontrando o clima ideal nos países da bacia mediterrânea.

No início do século XIX, a massa italiana encontra o tomate. Até então, ela era degustada sem tempero ou só com queijo. Em 1778, Vicenzo Corrado, em seu livro "Cuoco Galante" (O cozinheiro Galante), escreveu pela primeira vez sobre o molho de tomate, mas ainda sem pensar em utilizá-los para condimentar as massas.

O uso do tomate na cozinha italiana tornou-se popular somente no fim do século XIX, com o nome de "pomo d'oro" (fruto de ouro), também "tomato" em italiano. O molho de tomate, cozido em uma panela com um pouco de sal e algumas folhas de manjericão, passou a ser usado como tempero de macarrão pelos vendedores de rua no início do século XIX. E a deliciosa pizza começa a ser preparada com molho de tomate e queijo mussarela somente na metade do século XIX. Da Itália, o tomate espalhou-se para a França e Inglaterra. A grande apreciação do tomate e seus derivados começou no início do século XX com a crescente popularidade do "Ketchup".

O tomate é um dos produtos mais cultivados no mundo e sua produção mundial supera 70 milhões de toneladas/ano. Só a China é responsável por 19,5% da produção e é o país que detém a maior área plantada (21%). No Brasil, Goiás e São Paulo são os maiores centros produtores do tomate. Já a produção e o consumo de tomate seco em conserva tem crescido nos últimos anos, sendo a cidade de São Paulo o maior centro consumidor.

Variações

Os mais conhecidos são os tomates vermelhos, mas há também os amarelos, brancos, verdes e roxos. Os tomates vermelhos e amarelos possuem essa cor devido a carotenóides específicos - o licopeno e o betacaroteno. Os tomates brancos produzem somente os precursores incolores desses carotenóides.

Nos tomates verdes, a clorifila, que constitui o pigmento verde essencial à fotossíntese, é retida com o amadurecimento. A cor dos tomates roxos deve-se ao pigmento chamado antocianinas. Entre variedades de tomate vermelho, podemos distinguir os tomates para salada e as variedades para culinária e processamento industrial.

Dicas

Escolha os tomates bem vermelhos, firmes e com a casca lisa. Além disso, leve em conta na hora de comprar o modo como você pretende prepará-los.

Eles precisam ser bem maduros e vermelhos para dar cor e consistência a molhos, sopas, cremes e sucos. Lave e enxugue os tomates antes de guardá-los na gaveta da geladeira própria para legumes. Assim, eles não correm o risco de mofar e podem ser conservados em boas condições durante 1 semana.
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário