1.11.08

O Abridor de Latas


O curioso da história do abridor de latas é que ele só foi inventado mais de 45 anos depois das primeira latas de conservas, que surgiram em 1813. ( Gente, como esse povo se virava?)

Isto aconteceu porque as primeiras latas possuíam grossas paredes de ferro que para serem abertas exigiam o uso do cinzel e do martelo (e no caso dos soldados com a ponta da baioneta ou o tiro do fuzil).

O abridor de latas surgiu em 1858, quando as latas se tornaram mais leves, e foi inventado por Ezra. Warner, de Waterbury, no estado norte-americano de Connecticut. Era um aparato volumoso e impressionante, que se parecia, em parte com uma baioneta e em parte com uma foice.

Introduzia-se sua grande folha curva na borda da lata e empregando a força, fazia-se com que ela deslizasse sobre toda a lateral. Uma distração poderia gerar sérios acidentes.O abridor tal como utilizamos hoje, com uma roda cortante que gira ao redor da borda da lata, foi inventado pelo americano Willian Lyman, que o patenteou em 1870.

A Star Can Opener Company, de San Francisco, aperfeiçoou o aparelho de Lyman, agregando-lhe uma roda dentada, denominada roda alimentadora, graças à qual a embalagem girava pela primeira vez em sentido contrário à roda. Este princípio básico segue sendo utilizado até hoje e foi a base do primeiro abridor de latas elétrico, patenteado em 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário