6.11.08

Champignon

O champignon é um cogumelo comestível da família das agaricáceas, género Agaricus ou, no sentido estrito, pertencente à espécie Agaricus bisporus ou A. bitorquis, A. campestris, entre outras.
Os cogumelos comestíveis, apreciados em muitas dietas Européias e Orientais, vêm crescendo de importância nos últimos anos, quanto à possibilidade de reciclar economicamente certos resíduos agrícolas e agro-industriais. Por outro lado, considerando o elevado conteúdo protéico dos cogumelos comestíveis, seu cultivo tem sido apontado como uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas.


O champignon é nutritivo, rico em proteínas (2.69%), cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C, folato e dezoito aminoácidos.

Como conservar o produto “in natura”

Os cogumelos podem ser conservados por 10 dias em refrigerador (4 °C) desde que não esteja lavado. Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (250g), recobertos por filme de PVC.
Este Cogumelo in natura é muito mais sadio, pois não leva nenhum agente de branqueamento (bissulfito de sódio) e conserva muito mais o seu sabor original, pois também dispensa conservante (ácido cítrico).

Consumo
O cogumelo pode ser preparado em sopas, molhos, pizzas e saladas.
Os cogumelos podem preparar-se de inúmeras maneiras, desde assados, cozidos a vapor, salteados, em saladas, em cremes, molhos, sopas ou pizzas. Antes de serem cozinhados, deve-se adicionar-lhes sumo de limão para obter um sabor mais suave e evitar que escureçam por oxidação.

Depois de saber um pouco mais sobre este pequeno notável, que tal uma receitinha? Então vamos lá.

Bife com Champignon



400 gr de filé(s) de mignon em bifes
1 xícara(s) (chá) de champignon em conserva e em fatias
2 colher(es) (sopa) de manteiga
1 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de caldo de frango

Grelhe os bifes mal passados. Numa frigideira, refogue o champignon na margarina. Salpique a farinha mexendo e adicione o caldo. Junte os bifes esquentando até ao ponto desejado.


Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário