15.10.08

Você sabe o que é Tanorexia?



Os adeptos da pele sempre bronzeada passam quase despercebidos no verão, mas acabam se destacando no inverno pelo dourado permanente no corpo.

Essas pessoas nunca acham que estão suficientemente morenas e perder uma sessão de sol ao ar livre ou de bronzeamento artificial causa ansiedade.


As vítimas da tanorexia que vem do verbo em inglês "to tan", bronzear-se, são obcecadas em manter o corpo bronzeado.


Este transtorno, cuja existência não é 100% aceita pela comunidade médica, costuma atingir homens e mulheres de entre 25 e 35 anos, mas já há muitos casos entre adolescentes de 16 a 18 anos.


Segundo um estudo elaborado pelo Centro sobre Câncer Fox Chase com 400 estudantes da Universidade da Virgínia (Estados Unidos) e publicado no "American Journal of Health Behaviour", 40% declararam ter começado a fazer bronzeamento artificial com apenas 17 anos.
Os tanoréxicos ignoram as estações do ano e não se importam com o método utilizado para conseguir o objetivo. Seja tomando sol ou em máquinas de bronzeamento artificial, a obsessão é por estar sempre morenos.


Não se sabe se são tanoréxicos, mas alguns famosos aderiram há anos à moda do eterno dourado, como é o caso da ex-Spice Girl Victoria Beckham, que inclusive já teria desmaiado em uma sessão de bronzeamento artificial.


Sempre preocupada com a aparência, a atriz Jennifer Lopez é outra celebridade que gosta de ressaltar o dourado da pele. Na praia com o marido, Marc Anthony, ou nas máquinas de bronzeamento, a bela não perde uma chance de manter a pele morena.O estilista italiano Valentino é outro que parece ser adepto das câmaras de bronzeamento, já que não apresenta suas coleções sem exibir a pele sempre morena.


A apresentadora Xuxa também sempre faz questão de mostrar um tom mais moreno de pele, que garante ter adquirido de forma natural, tomando sol sempre que possível.


O cantor mexicano Luis Miguel, curiosamente conhecido como "El Sol", é outro que gosta de manter o bronzeado. Ele tem residências em Acapulco e Los Cabos, no México, onde toma sol, e ainda dispõe de uma máquina de bronzeamento que leva com ele em suas viagens.


Causas e conseqüências


Segundo o estudo do Centro sobre Câncer Fox Chase, o culto ao corpo é a principal motivação para que algumas pessoas fiquem horas se bronzeando ao sol ou apelem às máquinas de bronzeamento artificial, que causam maior dependência.


A dependência às máquinas de raios UVA é causada, segundo os pesquisadores, pela endorfina, substância gerada no cérebro que produz um efeito relaxante e faz com que o indivíduo se sinta bem.Esta obsessão pode acarretar conseqüências muito graves, como o fotoenvelhecimento prematuro ou o câncer de pele, um dos tipos de câncer mais freqüentes, que em 90 % dos 2 milhões de novos casos diagnosticados a cada ano no mundo ocorrem em conseqüência das radiações ultravioleta.


Dos 400 estudantes da Universidade da Virgínia que participaram da pesquisa, 27% se declararam tanoréxicos e são, portanto, potenciais vítimas deste tipo de câncer. Diante desta realidade, os dermatologistas tentam ao menos insistir na importância de evitar ou controlar a exposição ao sol e usar diariamente filtro solar fator 30.
Com o surgimento de qualquer mancha, o conselho é procurar um médico para avaliar e recomendar um tratamento específico que ajude a nutrir a pele.

Por Jean-Arsène YaoEfe-Reportagens ( Fonte: Yahoo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário