25.10.08

Viva o macarrão!



Em 25 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Macarrão.
Mesmo que para alguns possa parecer piada, chefs de grandes restaurantes levam a data muito a sério - preparam até cardápios especiais.

Mamma mia

Não tem jeito. Apesar de ser uma invenção chinesa, o macarrão ganhou fama mundial pela mão (ou boca) dos italianos. Por isso, selecionamos uma receita digna de ser preparada pela nona.
É o Rigatoni com ragù bolonhesa, do chef Benny Novak, que comanda a cozinha da Tappo Tratoria (Rua da Consolação, 2967- Fone: (11) 3063-4864 ). Um prato que não exige nenhuma habilidade especial do cozinheiro, apenas um pouco de atenção.

Rigatoni com Ragù a Bolonhesa

Confira a receita do chef Benny Novak
Rendimento (04 porções)

Ingredientes

Rigatoni (400 g)
Carne moída (500 g)
* Pancetta ou Bacon (150g)
Cenoura (80 g)
Aipo (50g)
Cebola (80g)
Alho (01 dente)
Tomate sem pele e sem semente (400 g)
Vinho tinto (150 ml)
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, ferva alguns copos d’água e em seguida adicione a massa. Deixe cozinhar até ficar al dente (entre sete e dez minutos) e reserve.
Corte a * pancetta (ou bacon), a cenoura, o aipo, a cebola e o alho em pedaços bem pequenos. Em uma caçarola, frite a pancetta, adicione os vegetais e refogue em fogo baixo.
Tempere a carne moída com sal e pimenta e adicione à panela.


Deixe fritar em fogo médio e derrame o vinho. Quando começar a ferver, coloque o tomate. Quando voltar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora e meia.Na hora de servir, coloque o molho sobre a massa.


Fonte:www.onne.com.br

* Pancetta: é aquele tipo de coisa que não dá pra confundir. É Itália demais.
Diz a lenda que pancetta é bacon de italiano. Não é. Pancetta é talvez um dos mais saborosos adornos para as massas, o suprasumo do toucinho. Seu talento é o sabor levemente picante, mas muito suave ao mesmo tempo. A boa pancetta é básica, quase que adocicada, bem menos salgada que o presunto cru ou o salame.

Ela é feita a partir da remoção de toda a carcaça da peça do porco, criado solto, e da posterior condimentação da carne concentrada com sal, pimenta-do-reino branca e iguarias como canela, cravo, noz-moscada, nozes, pimenta calabresa, louro, zimbro, aipo, cascas de laranja e limão e mostarda, dentre outros. É, então, curada — e não defumada —- por quase 15 dias e então enrolada em um formato similar ao do salame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário