29.10.08

Alcachofra

Para enviar alcachofras fresquinhas aos mercados de São Paulo, o produtor George Osako repete um ritual, há mais de 45 anos. Com os mesmo gestos, a mesma atenção, realiza a colheira sempre aos domingos, terças e quintas, em Piedade, SP.

Acorda cedo e às 6h30 já está com os ajudantes na plantação, que hoje ocupa 17 hectares. Suas alcachofras são uma pequena parte do que Piedade produz com as vizinhas Ibiúna , São Roque e Jundiaí, durante quase todo o ano. Mas é durante os meses de primavera que a alcachofra atinge seu ponto alto.

Com a mesma paciência com que ensina judô às crianças e mostra orgulhoso sua coleção de medalhas e troféus, Osako fala sobre a alcachofra, suas propriedades terapêuticas e como prepará-la.

Ele é o responsável por boa parte das alcachofras vendidas no Ceagesp. E também abastece lugares como a pousada e restaurante Ronco do Bugio (tel. 15 3299-8600), um pequeno paraíso encravado na pacata Piedade, com cardápio assinado pelo chef Eduardo Duó.

"Versátil, ela aceita todo tipo de cocção, fica uma delícia quente ou fria, em salgados e doces. Mas por ter fama de ingrediente caro, a alcachofra não se popularizou", diz Duó, que prepara risoto, wrap, massas recheadas e compota com o ingredientes.

"Até a água do cozimento rende um chá diurético e rico em vitamina C", ensina o chef.

Dicas:

Escolha alcachofras mais fechadas e com caule firme

Conserve em saco plástico, na geladeira, por até dez dias

Antes de preparar, lave bem em água corrente para retirar impurezas que ficam entre as pétalas

Cozinhe as alcachofras com água (até cobrir) , sal e um pouco de vinagre ou limão

Aproveite também o fundo e o miolo dos talos em receitas
Fonte: Jornal Super Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário