30.9.08

Torta de Maçã do Ráscal




Dia desses fui com meu marido ao Restaurante Ráscal e após um jantar maravilhoso com um Buffet de Saladas de encher os olhos, partimos para uma deliciosa torta de maçã.
Mas não era qualquer torta.
Pedimos uma fatia, que por sinal era generosa, deu pra nós dois, acompanhada por uma bola de sorvete de creme.
Uma coisa viu...
Neste fim de semana, me deu aquela vontade de repetir a dose, mas como estava sem tempo e fora de SP, comprei algumas maçãs, arregacei as mangas e mãos à obra , pesquisei na Net pra tentar achar a bendita receita ( que deve ser guardada a sete chaves pelo Ráscal) mas não encontrei e optei por uma outra que também ficou muito boa...
Achei um comentário bem interessante sobre a história desta famosa torta do Ráscal, que vcs verão a seguir.
Vou deixar também a receita da torta de maçã crocante que eu fiz neste fim de semana pra vcs.Fiz pequenas modificações nas quantidades do açucar pois achei que ficou muito doce.Amanhã vou fazer (com a mesma massa) uma torta de banana.Estou empolgada com essa massa, é muito prática e fica uma delícia! Vou dar o meu toque, fazendo um creme inglês pra forrar no fundo da torta e se der certo, acrescento amanhã à receita original.


Empresas ajustam produção para vender recordações


"A rede de restaurantes Ráscal foi buscar nos quadrinhos uma referência nostálgica: a torta de maçã da vovó Donalda, adorada por Tio Patinhas,Donald e a Margarida, personagens de Walt Disney. A sócia da rede, Liane Ralston Bielawski, sonhava em comer uma torta fofa e alta como a dos desenhos - imbatível nos concursos de culinária dos arredores de Patópolis.A torta real, que leva um quilo e meio de maçã, é a mais vendida entre as cerca de 18 sobremesas diferentes do restaurante. "Muita gente reconhece a torta, diz Liane".


Torta de maçã crocante

INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo com fermento ( usei farinha simples e acrescentei uma colher de sopa de fermento)
200g de manteiga ou margarina sem sal
2 xícaras de açúcar ( diminuí para 1 xíc. e meia)
3 gemas
1 xícara de açúcar misturada com canela em pó (novamente diminuí o açucar para 1 colher de sopa e uma de sobremesa de canela em pó, foi suficiente)
3 maçãs descascadas e em fatias finas, mergulhadas em 1/2 xícara de suco de laranja misturado com duas colheres (sopa) de mel tipo Karo

25min 8 porções


MODO DE PREPARO

Junte a farinha de trigo com a margarina, o açúcar , fermento e as gemas e vá misturando tudo com duas facas como se tivesse cortando a própria massa até tudo virar uma farofa.
Unte um pirex médio (redondo ou retangular, como gostar) que vá ao forno e cubra com a metade da massa (farofa).
Aperte-a firmemente com uma colher fazendo-a uma massa homogênea.Cubra com as maçãs e, por cima delas o restante do suco de laranja com mel.Cubra tudo com o restante da massa (farofa) sem apertar e leve ao forno quente até que fique dourada (forno de 180°).
Retire do forno e salpique por cima da torta ainda quente a canela misturada com o açúcar.
Pode ser degustada quente ou fria, com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário